Protótipo para o SBTVD

Descrição

Dentre as características necessárias ou desejáveis em um sistema de Museu Virtual 3D, podemos destacar: visualização realística de objetos, preservação digital com segurança, alto grau de interatividade na visualização, fácil utilização por diferentes usuários, incluindo pessoas com necessidades especiais com uso de tecnlogias assistivas, alta disponibilidade e compatibilidade. Neste contexto, foram desenvolvidos alguns protótipos para a visualização dos resultados já obtidos no projeto.

O primeiro protótipo foi uma aplicação para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Este projeto está sendo conduzido pelo Ministério das Comunicações (MC), e desenvolvido por diversas instituições de pesquisa no Brasil. Entre elas está a UFPR, sob a coordenação do Prof. Luciano Silva do Departamento de Informática da UFPR.

O principal objetivo desta aplicação foi o desenvolvimento de um sistema para a visualização de objetos 3D com alto grau de interatividade para equipamentos de baixo custo. Foi idealizado então um museu 3D como uma forma de mostrar na prática esta iniciativa do grupo IMAGO. Os resultados deste protótipo e as suas aplicações futuras em sistemas comerciais, de entretenimento, educação e cultura foram integrados aos relatórios do SBTVD para o MC. Por questões de confidencialidade exigidas pelo SBTVD, os detalhes da aplicação e demais resultados não poderão por enquanto serem apresentados aqui.

Algumas imagens da aplicação do Museu 3D para o SBTVD são exibidas abaixo. Nelas, são apresentados os objetos de testes e campos para textos relacionados aos objetos. A navegação se faz através dos botões do controle remoto da TV (setas e botão de OK).

Imagem da aplicação do Museu 3D para o SBTVD   Imagem da aplicação do Museu 3D para o SBTVD

 Imagem da aplicação do Museu 3D para o SBTVD   Imagem da aplicação do Museu 3D para o SBTVD

 Imagem da aplicação do Museu 3D para o SBTVD   Imagem da aplicação do Museu 3D para o SBTVD

Telas do sistema.


Um vídeo do Museu 3D rodando efetivamente em um sistema de TV-Digital pode ser visualizado abaixo. Nesta versão de testes da aplicação, a movimentação no Museu foi condicionada a 30 graus de liberdade entre as vistas. A idéia do vídeo é mostrar o museu criado, o grau de interatividade da aplicação e suas potencialidades.


Vídeo da aplicação em TV-Digital - Clique para ver

Clique na imagem para visualizar o vídeo da aplicação em TV-Digital.
O vídeo é um arquivo de 14MB e você pode levar algum tempo para baixá-lo.
 


Acervo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC)

A aplicação da modelagem 3D na preservação de patrimônios históricos e culturais é uma necessidade de muitas fundações. Neste contexto, foi desenvolvido um protótipo de um sistema para a visualização 3D de obras para a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), em parceria com o grupo IMAGO.

Através da consolidação desta parceria será possível a digitalização do acervo da FCC, fornecendo material fundamental para atividades de catalogação e organização de acervos. As obras digitalizadas também servirão para guiar estudos e pesquisas sobre as obras dos artistas, e auxiliar futuras atividades de restauração.

Algumas imagens do sistema de visualização, com os modelos virtuais 3D e fotos dos objetos reais do acervo da FCC, são exibidas abaixo. As imagens da esquerda são fotos do objeto real; as da direita são os modelos virtuais . As imagens podem estar com diferentes pontos de vista/perspectiva e com diferentes fontes de iluminação. O grupo IMAGO agradece à FCC pelas imagens e acesso ao acervo.

Escultura do artista Fernando Calderari - Foto real do objeto     Escultura do artista Fernando Calderari - Modelo virtual 3D
Escultura do artista Fernando Calderari.

 

Escultura do artista Hector Barnabó - Foto real do objeto     Escultura do artista Hector Barnabó - Modelo Virtual 3D
Escultura do artista Hector Barnabó, conhecido como Carybé.
Clique para abrir os vídeos: Vídeo 1 (2mb) - Vídeo 2 (9,1mb)

 

Escultura do artista Erbo Stenzel - Foto real do objeto      Escultura do artista Erbo Stenzel - Modelo Virtual 3D
Escultura do artista Erbo Stenzel.
Clique para abrir os vídeos: Vídeo 1 (1,1mb) - Vídeo 2 (1,1mb)

 

Quadro com escultura do artista Rogério Dias - Foto real do objeto      Quadro com escultura do artista Rogério Dias - Modelo Virtual 3D
Quadro com escultura do artista Rogério Dias.