Método de Geração de Texturas de Alta Qualidade

Visão Geral

Neste projeto é apresentada uma abordagem prática na preservação digital de acervos culturais e naturais, onde são aplicadas fotografias de alta resolução em modelos 3D. Este trabalho desenvolveu um algoritmo para obter a textura de um objeto a partir de: um conjunto de imagens capturadas por um scanner a laser (imagens coloridas e de profundidade); o modelo 3D gerado a partir das imagens de profundidade; e um conjunto de fotografias capturado por uma câmera fotográfica digital de alta resolução.

Inicialmente são gerados mapas de textura parciais para cada imagem de profundidade, utilizando uma fotografia correspondente. Esses mapas são então unidos, através de pesos que refletem a confiabilidade da cor de cada pixel no mapa de textura parcial. Com isso é obtida a textura final, utilizada na renderização do modelo 3D.


Resultados

O método desenvolvido gera texturas de alta qualidade, melhorando substancialmente o realismo do modelo 3D, em comparação às texturas geradas a partir de imagens coloridas do scanner. Além disso, ele não requer aparatos especiais ou um grande número de imagens, facilitando o seu uso por outros pesquisadores.

Vídeos mostrando nossos resultados podem ser vistos abaixo. Os modelos 3D com textura de alta qualidade desses e outros artefatos indígenas são exibidos no Museu Virtual 3D.


Anta de Cerâmica
Textura gerada com método original Textura gerada com novo método
Clique aqui para assistir o vídeo (2.7 Mb).
Descrição: Anta de cerâmica pintada, manufaturada por índios da comunidade Wauja, do Alto Xingu.
Cortesia do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.



Índias de Cerâmica
Textura gerada com método original Textura gerada com novo método
Clique aqui para assistir o vídeo (2.9 Mb).
Descrição: Índias de cerâmica pintada, manufaturada por índios da comunidade Karaja.
Cortesia do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.